sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

FINDOU-SE O ANO DE 2013 !!!


Mais  um  ano  findou-se,  e  é  com  sentimento  de  dever cumprido  que  entraremos  de  férias  ! !
Estamos  felizes,  pois  neste ano  de 2013, a  nossa  escola  passou por mudanças, novas  conquistas ,  muito ...  muito trabalho para toda  a  Equipe  da  EM Rainha Fabiola .




Cada vez mais consciente de que SEM EDUCAÇÃO, tudo fica mais difícil,  agradecemos aos nossos colaboradores ... seja  cozinheiros, agente educadora, secretário escolar, professores , quem trabalha no apoio ,  todos que estão dentro da escola ... FAZENDO  UM  POUCO  MAIS PARA UM FUTURO MELHOR !!!

OBRIGADO POR TUDO, PRINCIPALMENTE PELA DEDICAÇÃO DE CADA UM !!



terça-feira, 10 de dezembro de 2013

NATAL RAINHA FABIOLA - 2013


                                           NATAL  
                                       Luzes felizes, coloridas a piscar,

                           Com bolinhas reluzentes, transmitindo todo o amor.
                                      Fazem meus sonhos, mais felizes,
                              Estou pulsante, como as asas de um anjo protetor.



                                  Que venha o Natal, singelo, sincero,
                                      E nos traga muita luz, amor.
                                   Mensagens belas e verdadeiras,
                                    Trazidas pela voz do Senhor.



                                          Querendo a felicidade,
                                       Todos cantam numa só voz.
                              Dentro do coração guardamos o amor,
                        Por este homem que nasceu e morreu por nós.


Foi  comemorado  o Natal  das  Turmas EI  21, EI 22  , EI 12  e  Turma 1.101. Nesse momento  houve  a  entrega  do  último  caderno de atividades  acompanhado  de  uma  lembrança  de  Natal  dos Professores Cristian, Regina Coeli  e  Alessandra . 

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

CONSCIÊNCIA NEGRA - 20 DE NOVEMBRO

No dia 20 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra, em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.




O quilombo era uma localidade situada na Serra da Barriga, onde escravos se refugiavam. Com o passar dos anos, chegou a atingir uma população de vinte mil habitantes, em razão do aumento das fugas dos escravos.
Os escravos serviam para fazer os trabalhos pesados que o homem branco não realizava, eles não tinham condições dignas de vida, eram maltratados, apanhavam, ficavam amarrados dia e noite em troncos, eram castigados, ficavam sem água e sem comida, suas casas eram as senzalas, onde dormiam no chão de terra batida.
Muitas pessoas eram contra essa forma de tratar os negros e várias tentativas aconteceram ao longo da história para defender seus direitos. Em 1871 a Lei do Ventre Livre libertou os filhos de escravos que ainda iriam nascer; em 1885 a Lei dos Sexagenários deu direito à liberdade aos escravos com mais de sessenta anos.
Mas Princesa Isabel foi a responsável pela libertação dos escravos, quando assinou a Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, dando-os direito de ir embora das fazendas em que trabalhavam ou de continuar morando com seus patrões, como empregados e não mais como escravos.
O dia da consciência negra é uma forma de lembrar o sofrimento dos negros ao longo da história, desde a época da colonização do Brasil, tentando garantir seus direitos sociais.
Hoje temos várias leis que defendem esses direitos, como a de cotas nas universidades, pois acredita-se que, em razão dos negros terem sido marginalizados após o período de escravidão, não conseguiram conquistar os mesmos espaços de trabalho que o homem branco.


Na época da escravidão os negros não tinham direito ao estudo ou a aprender outros tipos de trabalho que não fossem os braçais, ficando presos a esse tipo de tarefa.
Muitos deles, estando libertos, continuaram na mesma vida por não terem condições de se sustentar.
O dia da consciência negra é marcado pela luta contra o preconceito racial, contra a inferioridade da classe perante a sociedade. Além desses assuntos, enfatizam sobre o respeito enquanto pessoas humanas, além de discutir e trabalhar para conscientizar as pessoas da importância da raça negra e de sua cultura na formação do povo brasileiro e da cultura do nosso país.


Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia

terça-feira, 19 de novembro de 2013

DIA DA BANDEIRA

DIA  DA  BANDEIRA 

No Brasil, a comemoração ocorre todos os anos no dia 19 de novembro, pois essa foi a data de instituição da bandeira nacional republicana, no ano de 1889. Nessa data ocorrem comemorações cívicas, normalmente acompanhadas do canto do Hino à Bandeira. A bandeira foi adotada pelo decreto nº 4 no dia 19 de novembro de 1889. Esse decreto foi preparado por Benjamin Constant, membro do governo provisório. 







A bandeira é um símbolo que cada país possui. A bandeira do Brasil é representada pelas cores: branca, que simboliza a paz; verde, que simboliza as matas; amarela que simboliza as riquezas e azul que simboliza o céu e os rios.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

DIA DA ÁRVORE



DIA DA ÁRVORE - 21 SETEMBRO 2013 .

Comemora-se o dia da árvore. Essa data foi escolhida em razão da chegada da primavera. Mas antes da escolha dessa data, acontecia no país, na última semana de março, a festa Anual das Árvores, instituída pelo presidente Castelo Branco, em 1965.
Mais adiante, a árvore ganhou um dia especial em virtude de sua importância para a vida humana e também com a chegada da primavera, onde ganham nova vida e abrem lindas flores que dão origem a novas árvores.
Com a chegada da primavera podemos ver as cidades mais alegres, pois essas se enchem de flores de todas as cores.
Essa  conscientização tem sido feito nas escolas desde a Educação Infantil , não só dia da árvore, mas principalmente os benefícios que ela nos proporciona .

Bia Bedran canta Dona Árvore ! Trabalhos feitos com os pequeninos .


Árvore construída  com as crianças a partir  de  folhas secas que caíram das árvores da escola . Turma  EI22, Professor Cristian  aproveitou muito bem a oportunidade .

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

FOLCLORE - SEMANA DE 19 A 23 DE AGOSTO

FOLCLORE


 Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração.

Mitos e Lendas do Brasil, mitologia, contos e lendas populares, lendas e mitos da cultura popular brasileira, saci-pererê, curupira, boitatá, lobisomem e mula-sem-cabeça, festas populares, Dia do Folclore, festividades e comemorações, contos folclóricos do nordeste. 
Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração.


Dentre as lendas compartilhadas com os alunos, "Os dez Sacizinhos " de Tatiana Belinky foi uma sucesso . 
Uma das atrações de curiosidade foram os vídeos do "Juro que vi " . Cada história, olhinhos brilhantes vidrados na tela com gostinho de quero mais .


PARCERIA ANNE SULLIVAN - DIA DOS PAIS 14 AGO 2013

A  Escola Rainha Fabiola tem uma Parceria de sucesso com o   Instituto Anne  Sullivan .  
(Instituição Filantrópica de Reabilitação do Deficiente) .

O Anne Sulivan dá apoio a vários alunos de nossa escola . Trabalham em conjunto com os pais e acompanham também o rendimento escolar desse alunos .  


Essa  equipe tem na sua composição : Os diretores Ademar ( Psicopedagogo)  e  Edvaldo , tem Psicólogos, Fonos , Psicopedagogos, Assistência Social, Informática e  um Projeto de Apoio às Famílias .  

Representada pela mãe do CEC - nossa escola se fez presente .  


"A proposta do instituto foi de realizar este evento somente com os pais, para tanto dividimos a confraternização em dois momentos. No primeiro somente os pais e seus filhos, encontro em que  a família comemora jantando juntos."





Pais ansiosos pela homenagem feitas por seus filhos . E mães  ajudando  a  servir  o  jantar ! 
FAMÍLIA  É  A  BASE  DE  TUDO !!!


RAINHA FABIOLA NA FAZENDA - FESTA JUNINA - 05 JUL 2013

RAINHA  FABIOLA  NA  FAZENDA 

Essa festa merece ficar na história da Rainha Fabiola!! 
 Houve uma mobilização maravilhosa para que a festa acontecesse . Desde a comissão da festa até os alunos empenhados em ser sinhazinha e xerife, todos sem exceção trabalharam  bastante . Por isso  o sucesso  merecido !!

Agradecer  a  todos , direção que sempre apoia, professores que trabalham incessantemente  e  contribuem sempre , alunos pela sua dedicação, mães  que  fizeram suas doações com carinho, os funcionários que sempre nos apoiam com suas atenções ... 
À professora Renata que junto ao comércio local, conseguiu  alguns brindes para serem rifados . Valeu Renatinha !! 





Nosso  Xerife - Rafael Turma : 1102 - Prof. Cristina 





Nossa  Sinhazinha -  Ana Julia Turma: 1201 - Prof. Lourdes 




A  Equipe  que não pára nunca ,  e  a  festa  saiu  maravilhosa !!!
Obrigado Tias Mônica, Elizabeth, Vera Lígia  e nossa estagiária Monique ...




Tio Maycon, Tia Juju e Tia Sheila, que com carinho sempre cozinham as melhores comidas para nossas  crianças ! Muito obrigado !
Dione, nosso secretário escolar, que  com seu apoio a nossa direção, ajuda a manter  o administrativo . 
As professoras  e  professor Cristian  animando a festa , que cada uma em sua barraca, caixa ou fiscalizando  , trabalharam antes, durante e depois ... Muito obrigado !!
A  Diretora Márcia, que coroou nossa sinhazinha, e que permite que sua Equipe promova " A Festa" !! Obrigado  pela  confiança !!







Obrigado  aos  alunos  que fizeram uma festa linda , com suas roupas 
à  caráter,  suas  danças ,  um bom comportamento,  aos pais  que acreditaram nesse  evento ... 
OBRIGADO MESMO !!  

A  FESTA FOI PARA VOCÊS !!



PASSEIO NO TEATRO MUNICIPAL - JUN 2013

  Escola não é só  cultura !!  OPS!!!

            Ou  melhor  é  sim !! CULTURA DE  TODOS OS  LADOS ! 

Seja em sala de aula , no  recreio,  na  sala  de  leitura, na  festa  junina   e  até  mesmo  no  passeio !! Nossos  alunos  tiveram  a  oportunidade  de  assistir  uma  Orquestra  no  Teatro Municipal .

No período antes  do  passeio  os  alunos,   puderam  conhecer  um pouco mais sobre  esse tipo  de  trabalho,  ser músico de uma orquestra,  conheceram  vários instrumentos e principalmente a  música  que  a  Orquestra tocava . 

Você verá  nas fotos  a  alegria  de ter  sido contemplado  nesse 
passeio !!


Vamos à  Orquestra do Teatro Municipal?   



Como  sempre  foi, a  Escola sempre nos permite viver experiências das 
quais nunca pensamos ! Nossos professores estão sempre ao lado
para  assegurar que  vamos  compreender o que está a nossa volta .
Que são pequenos momentos, mas grandes descobertas, 
que  fazem  toda  diferença !! 

 
É  isso  aí  alunos, aproveitem !  
A  ESCOLA MUNICIPAL RAINHA FABIOLA É DE VOCÊS !!




AMBIENTA RIO - A ESCOLA FAZ A DIFERENÇA - 05 JUN 2013


A  ESCOLA  E  O  MEIO  AMBIENTE 

Nos tempos atuais é imprescindível que a educação de forma interdisciplinar aborde o meio ambiente para que as crianças conheçam e valorizem as leis da natureza, e acima de tudo aprendam a cuidar dos nossos recursos naturais promovendo o desenvolvimento sustentável

OBJETIVOS:

Levar a Criança a:
·            Valorizar o meio ambiente.
·            Identificar-se como parte integrante do meio ambiente.
·            Se Reconhecer como agente de promoção do desenvolvimento sustentável.




Se  inserirmos  conceitos  de  cuidados  ao Meio Ambiente nas  séries iniciais, com certeza teremos 
alunos  e  futuros cidadãos  conscientes !


PROJETO : A CAMINHO DA ESCOLA - 29 MAI 2013

Em  Parceria com a Escola, A  CET-RIO  trouxe uma peça teatral chamada : 
 A  CAMINHO DA ESCOLA . 

Nessa peça a mãe resolve deixar seu filho ir para  à  escola sozinho porém faz  uma serie de objeções por conta dos perigos do trânsito . 
Os alunos participaram da peça e  puderam observar a real importância prestar atenção no trânsito  e  ser  obediente a sua  mãe . Essa conscientização e  conhecimentos  sobre o  trânsito nas séries iniciais 
faz  com que o aluno preste  mais atenção  . E  a  Escola Rainha Fabiola está fazendo  a  sua  parte  para  que tenhamos cidadãos  mais conscientes . 





DIA INTERNACIONAL DO BRINCAR 28 MAI 2013


DIA INTERNACIONAL  DO  BRINCAR   MAI 2013

Vamos primeiro contar um pouco qual é a origem do Dia Internacional do Brincar - A idéia 

de comemorar este dia vem da Europa onde se estipulou o último final de semana do mês

 de maio para tal. Nós, da Aliança pela Infância que apoiamos, incentivamos e divulgamos 

a importância do brincar, acreditamos que brincar tem que acontecer todos os dias da 

vida das nossas crianças e das nossas.

O espírito deste dia apóia-se sobre os seguintes princípios: 

· A gratuidade – a participação nesta comemoração deve ser gratuita para todos

· O brincar para todos – este dia deve permitir juntar pessoas de idades e culturas 


diferentes.

· O brincar sob todas as formas – este dia irá promover o brincar sob todas suas formas: 


brinquedos, jogos de tabuleiro, jogos ao ar livre, tradicionais, jogos de vídeo e 

incentivará qualquer outra iniciativa relativa ao brincar (exposições, palestras, 

debates...).

· Brincar em toda parte – por ocasião deste dia é importante favorecer a prática do 


brincar em espaços públicos e privados, instituições, escolas, na rua e na família.

· Reconhecer o brincar como:

· atividade essencial para a expressão e o desenvolvimento da criança; 

· instrumento de aprendizagem, de transmissão dos saberes e de educação para todos; 

· expressão cultural promovendo encontros interculturais e intergeracionais; 

· criador de vínculos sociais e de comunicação; 

· ocupação de lazer e fonte de prazer.

E muito mais podemos dizer do brincar, tanto que temos livros, artigos, teóricos e 


brincantes que, felizmente, povoam nosso planeta, nosso país, nossas cidades. 



A  nossa  escola  reconhece  a importância do brincar na vida das crianças ... Por nada melhor que proporcionar esse  DIA  DO  BRINCAR  a  eles .



POSSE DO GRÊMIO ESTUDANTIL 28 MAI 2013

GRÊMIO  ESTUDANTIL, UM PERSONAGEM IMPORTANTE NA ESCOLA 

“O grêmio é um colegiado fundamental para uma escola cidadã, porque permite o protagonismo juvenil e o primeiro exercício de cidadania na sociedade,  além disso, o Grêmio é um órgão reconhecido de apoio à Direção Escolar” . 

Entre as atribuições de um grêmio estudantil estão:

- Fomentar a integração e o envolvimento dos alunos com o corpo docente e com os funcionários;

- Desenvolver o espírito de solidariedade e cooperação entre os estudantes e a escola;

- Permitir que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto no ambiente escolar como na comunidade;

- Contribuir na construção da comunidade escolar;

- Estimular a participação e o engajamento de todos os alunos nas atividades e projetos na escola.
Os alunos que participam de organizações como o grêmio estudantil são estimulados a promover a interação entre eles, com toda a escola, família e comunidade. Os estudantes desenvolvem o espírito do protagonismo juvenil e  perfis de liderança no ambiente escolar.




Todos os alunos votaram, inclusive os alunos da Educação Infantil , estão exercendo o seu direito de opinião . É  assim que ensinamos que o voto é importante e  faz  toda  diferença . 
Mães representantes e do CEC  também participaram da Posse . 


DIA DAS MÃES - 10 MAI 2013

DIA DAS MÃES
Uma homenagem às verdadeiras mães, às mães emprestadas, às avomães , às tiamães ... Aquelas  que  estão desempenhando esse papel tão importante na vida das crianças !! 


Como posso fazer um só dia especial para você. 
Se todos os dias tu és especial para mim. 
Como posso lhe agradar. Se todos os agrados você ja conhece,
você ja me agradou. 
Como posso lhe surpreender. Se me conhece totalmente 
e me ama eternamente. 
Como posso lhe ajudar. Se sou eu que quem você sempre ajuda. 
Como posso ser independente. 
Se preciso e quero sempre você do meu lado. Mãe. Se ficar sem você,
eu não vou viver. 
Você faz parte da minha historia. És minha vida, és minha guia. 
Você é uma parte de mim. 
Uma parte que não dar pra viver sem. 
Você é tudo que eu preciso pra ser feliz.








sábado, 17 de agosto de 2013

HINO DA ESCOLA 19 FEV 2013

HINO DA  ESCOLA  MUNICIPAL  RAINHA  FABIOLA

LETRA : MARIA AMÉLIA OLIVEIRA

VEIO  DO CÉU  UMA  LUZ
SOBRE  ALGUÉM  ESPECIAL
QUE  TEVE  A  IDEIA  BRILHANTE
DE  CRIAR  UMA  ESCOLA  GENIAL

AQUI  RECEBEMOS  CARINHO
SABER  E ORIENTAÇÃO
PARA  MAIS  TARDE  COM  CERTEZA
SERMOS  ORGULHO  DESTA  NAÇÃO

ELA  REINA  EM  NOSSOS  CORAÇÕES
MOSTRA-NOS  O  CAMINHO  A  SEGUIR 
POIS  É  RAINHA  D E TODOS 
QUE  JÁ  PASSARAM  OU  ESTÃO  POR  AQUI

CANTEMOS  ORGULHOSOS
QUE  MAIOR  RIQUEZA  NÃO  HÁ
AQUILO  QUE  AQUI  RECEBEMOS 
EM  NOSSAS  VIDAS  FICARÁ




Lindo Hino !! 


segunda-feira, 22 de abril de 2013

PROJETO LIGHT - TURMAS DE 5o. ANO ABR 2013

 PROJETO LIGHT nas Escolas 

Objetivo : Contribuir para a formação de novos valores e hábitos de  consumo de energia elétrica    na  unidade  escolar .

Iniciativa do Programa Eficiência Energética da  Light, através de acordo de cooperação técnica  com a  SME  Rio e  a  ONG CIMA . 

Nossa  Coordenadora Pedagógica , Marli Lessa ,  mais uma vez estava a frente desse Projeto tão importante para a Escola como um todo .  






segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

NOSSAS TURMAS ANO 2013

            Ano 2013  -  Eis  nossos  alunos !!









Turma EI  22 -  Professor Cristian
      
Que  esse  ano seja  repleto  de  crescimento para todos nós !!

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

A NOSSA ESCOLA

 ACORDA !!!  

Estávamos um pouco distantes, mas já retornamos a todo vapor !  
Muitas novidades virão por aí  e  as atualizações  serão feitas . 
Queremos uma escola participativa, entrosada e sobretudo uma escola especial cujo o objetivo seja de :  educar, ensinar, acolher e amar !  Contamos com  vocês !


"ESCOLA  É ...
O  LUGAR  ONDE SE  FAZ  AMIGOS
NÃO  SE  TRATA  SÓ  DE  PRÉDIOS, SALAS,  QUADROS, PROGRAMAS,  HORÁRIOS,
CONCEITOS ...

ESCOLA  É ...
SOBRETUDO,  GENTE, GENTE  QUE  TRABALHA, QUE  ESTUDA,
QUE  SE  ALEGRA, SE  CONHECE, SE ESTIMA .
O  DIRETOR  É  GENTE , O  COORDENADOR  É  GENTE,  O  PROFESSOR  É  GENTE,  O  ALUNO  É  GENTE,
CADA FUNCIONÁRIO É GENTE .

E  A  ESCOLA  SERÁ CADA  VEZ  MELHOR 
NA  MEDIDA  EM  QUE  CADA  UM  SE  COMPORTE 
COMO  COLEGA,  AMIGO,  IRMÃO.
NADA  DE  ILHA  CERCADA  DE  GENTE POR  TODOS  OS  LADOS
NADA  DE  CONVIVER  COM  AS  PESSOAS  E  DEPOIS  DESCOBRIR  QUE  NÃO  TEM  A  AMIZADE  DE  NINGUÉM.  NADA   
DE  SER  COMO  O  TIJOLO  COMO  O 
QUE  FORMA  A  PAREDE,
INDIFERENTE,  FRIO,  SÓ .
IMPORTANTE  NA 
ESCOLA  NÃO  É  SÓ  ESTUDAR,  NÃO  É  SÓ  TRABALHAR, É  TAMBÉM  CRIAR  LAÇOS  DE  AMIZADE, É  CRIAR  AMBIENTE  DE  CAMARADAGEM,  
É  CONVIVER,  É  SE  “AMARRAR  NELA” !
ORA, É  LÓGICO...  NUMA 

ESCOLA  ASSIM
VAI  SER  FÁCIL  ESTUDAR,  TRABALHAR,  CRESCER
FAZER  AMIGOS,
EDUCAR-SE,
SER  FELIZ !


(PAULO FREIRE)