segunda-feira, 19 de agosto de 2013

DIA INTERNACIONAL DO BRINCAR 28 MAI 2013


DIA INTERNACIONAL  DO  BRINCAR   MAI 2013

Vamos primeiro contar um pouco qual é a origem do Dia Internacional do Brincar - A idéia 

de comemorar este dia vem da Europa onde se estipulou o último final de semana do mês

 de maio para tal. Nós, da Aliança pela Infância que apoiamos, incentivamos e divulgamos 

a importância do brincar, acreditamos que brincar tem que acontecer todos os dias da 

vida das nossas crianças e das nossas.

O espírito deste dia apóia-se sobre os seguintes princípios: 

· A gratuidade – a participação nesta comemoração deve ser gratuita para todos

· O brincar para todos – este dia deve permitir juntar pessoas de idades e culturas 


diferentes.

· O brincar sob todas as formas – este dia irá promover o brincar sob todas suas formas: 


brinquedos, jogos de tabuleiro, jogos ao ar livre, tradicionais, jogos de vídeo e 

incentivará qualquer outra iniciativa relativa ao brincar (exposições, palestras, 

debates...).

· Brincar em toda parte – por ocasião deste dia é importante favorecer a prática do 


brincar em espaços públicos e privados, instituições, escolas, na rua e na família.

· Reconhecer o brincar como:

· atividade essencial para a expressão e o desenvolvimento da criança; 

· instrumento de aprendizagem, de transmissão dos saberes e de educação para todos; 

· expressão cultural promovendo encontros interculturais e intergeracionais; 

· criador de vínculos sociais e de comunicação; 

· ocupação de lazer e fonte de prazer.

E muito mais podemos dizer do brincar, tanto que temos livros, artigos, teóricos e 


brincantes que, felizmente, povoam nosso planeta, nosso país, nossas cidades. 



A  nossa  escola  reconhece  a importância do brincar na vida das crianças ... Por nada melhor que proporcionar esse  DIA  DO  BRINCAR  a  eles .



Nenhum comentário:

Postar um comentário