DIA INTERNACIONAL DO BRINCAR MAI 2013
de comemorar este dia vem da Europa onde se estipulou o último final de semana do mês
de maio para tal. Nós, da Aliança pela Infância que apoiamos, incentivamos e divulgamos
a importância do brincar, acreditamos que brincar tem que acontecer todos os dias da
vida das nossas crianças e das nossas.
O espírito deste dia apóia-se sobre os seguintes princípios:
· A gratuidade – a participação nesta comemoração deve ser gratuita para todos.
· O brincar para todos – este dia deve permitir juntar pessoas de idades e culturas
diferentes.
· O brincar sob todas as formas – este dia irá promover o brincar sob todas suas formas:
brinquedos, jogos de tabuleiro, jogos ao ar livre, tradicionais, jogos de vídeo e
incentivará qualquer outra iniciativa relativa ao brincar (exposições, palestras,
debates...).
· Brincar em toda parte – por ocasião deste dia é importante favorecer a prática do
brincar em espaços públicos e privados, instituições, escolas, na rua e na família.
· Reconhecer o brincar como:
· atividade essencial para a expressão e o desenvolvimento da criança;
· instrumento de aprendizagem, de transmissão dos saberes e de educação para todos;
· expressão cultural promovendo encontros interculturais e intergeracionais;
· criador de vínculos sociais e de comunicação;
· ocupação de lazer e fonte de prazer.
E muito mais podemos dizer do brincar, tanto que temos livros, artigos, teóricos e
brincantes que, felizmente, povoam nosso planeta, nosso país, nossas cidades.
A nossa escola reconhece a importância do brincar na vida das crianças ... Por nada melhor que proporcionar esse DIA DO BRINCAR a eles .

Nenhum comentário:
Postar um comentário