segunda-feira, 19 de agosto de 2013

FOLCLORE - SEMANA DE 19 A 23 DE AGOSTO

FOLCLORE


 Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração.

Mitos e Lendas do Brasil, mitologia, contos e lendas populares, lendas e mitos da cultura popular brasileira, saci-pererê, curupira, boitatá, lobisomem e mula-sem-cabeça, festas populares, Dia do Folclore, festividades e comemorações, contos folclóricos do nordeste. 
Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração.


Dentre as lendas compartilhadas com os alunos, "Os dez Sacizinhos " de Tatiana Belinky foi uma sucesso . 
Uma das atrações de curiosidade foram os vídeos do "Juro que vi " . Cada história, olhinhos brilhantes vidrados na tela com gostinho de quero mais .


PARCERIA ANNE SULLIVAN - DIA DOS PAIS 14 AGO 2013

A  Escola Rainha Fabiola tem uma Parceria de sucesso com o   Instituto Anne  Sullivan .  
(Instituição Filantrópica de Reabilitação do Deficiente) .

O Anne Sulivan dá apoio a vários alunos de nossa escola . Trabalham em conjunto com os pais e acompanham também o rendimento escolar desse alunos .  


Essa  equipe tem na sua composição : Os diretores Ademar ( Psicopedagogo)  e  Edvaldo , tem Psicólogos, Fonos , Psicopedagogos, Assistência Social, Informática e  um Projeto de Apoio às Famílias .  

Representada pela mãe do CEC - nossa escola se fez presente .  


"A proposta do instituto foi de realizar este evento somente com os pais, para tanto dividimos a confraternização em dois momentos. No primeiro somente os pais e seus filhos, encontro em que  a família comemora jantando juntos."





Pais ansiosos pela homenagem feitas por seus filhos . E mães  ajudando  a  servir  o  jantar ! 
FAMÍLIA  É  A  BASE  DE  TUDO !!!


RAINHA FABIOLA NA FAZENDA - FESTA JUNINA - 05 JUL 2013

RAINHA  FABIOLA  NA  FAZENDA 

Essa festa merece ficar na história da Rainha Fabiola!! 
 Houve uma mobilização maravilhosa para que a festa acontecesse . Desde a comissão da festa até os alunos empenhados em ser sinhazinha e xerife, todos sem exceção trabalharam  bastante . Por isso  o sucesso  merecido !!

Agradecer  a  todos , direção que sempre apoia, professores que trabalham incessantemente  e  contribuem sempre , alunos pela sua dedicação, mães  que  fizeram suas doações com carinho, os funcionários que sempre nos apoiam com suas atenções ... 
À professora Renata que junto ao comércio local, conseguiu  alguns brindes para serem rifados . Valeu Renatinha !! 





Nosso  Xerife - Rafael Turma : 1102 - Prof. Cristina 





Nossa  Sinhazinha -  Ana Julia Turma: 1201 - Prof. Lourdes 




A  Equipe  que não pára nunca ,  e  a  festa  saiu  maravilhosa !!!
Obrigado Tias Mônica, Elizabeth, Vera Lígia  e nossa estagiária Monique ...




Tio Maycon, Tia Juju e Tia Sheila, que com carinho sempre cozinham as melhores comidas para nossas  crianças ! Muito obrigado !
Dione, nosso secretário escolar, que  com seu apoio a nossa direção, ajuda a manter  o administrativo . 
As professoras  e  professor Cristian  animando a festa , que cada uma em sua barraca, caixa ou fiscalizando  , trabalharam antes, durante e depois ... Muito obrigado !!
A  Diretora Márcia, que coroou nossa sinhazinha, e que permite que sua Equipe promova " A Festa" !! Obrigado  pela  confiança !!







Obrigado  aos  alunos  que fizeram uma festa linda , com suas roupas 
à  caráter,  suas  danças ,  um bom comportamento,  aos pais  que acreditaram nesse  evento ... 
OBRIGADO MESMO !!  

A  FESTA FOI PARA VOCÊS !!



PASSEIO NO TEATRO MUNICIPAL - JUN 2013

  Escola não é só  cultura !!  OPS!!!

            Ou  melhor  é  sim !! CULTURA DE  TODOS OS  LADOS ! 

Seja em sala de aula , no  recreio,  na  sala  de  leitura, na  festa  junina   e  até  mesmo  no  passeio !! Nossos  alunos  tiveram  a  oportunidade  de  assistir  uma  Orquestra  no  Teatro Municipal .

No período antes  do  passeio  os  alunos,   puderam  conhecer  um pouco mais sobre  esse tipo  de  trabalho,  ser músico de uma orquestra,  conheceram  vários instrumentos e principalmente a  música  que  a  Orquestra tocava . 

Você verá  nas fotos  a  alegria  de ter  sido contemplado  nesse 
passeio !!


Vamos à  Orquestra do Teatro Municipal?   



Como  sempre  foi, a  Escola sempre nos permite viver experiências das 
quais nunca pensamos ! Nossos professores estão sempre ao lado
para  assegurar que  vamos  compreender o que está a nossa volta .
Que são pequenos momentos, mas grandes descobertas, 
que  fazem  toda  diferença !! 

 
É  isso  aí  alunos, aproveitem !  
A  ESCOLA MUNICIPAL RAINHA FABIOLA É DE VOCÊS !!




AMBIENTA RIO - A ESCOLA FAZ A DIFERENÇA - 05 JUN 2013


A  ESCOLA  E  O  MEIO  AMBIENTE 

Nos tempos atuais é imprescindível que a educação de forma interdisciplinar aborde o meio ambiente para que as crianças conheçam e valorizem as leis da natureza, e acima de tudo aprendam a cuidar dos nossos recursos naturais promovendo o desenvolvimento sustentável

OBJETIVOS:

Levar a Criança a:
·            Valorizar o meio ambiente.
·            Identificar-se como parte integrante do meio ambiente.
·            Se Reconhecer como agente de promoção do desenvolvimento sustentável.




Se  inserirmos  conceitos  de  cuidados  ao Meio Ambiente nas  séries iniciais, com certeza teremos 
alunos  e  futuros cidadãos  conscientes !


PROJETO : A CAMINHO DA ESCOLA - 29 MAI 2013

Em  Parceria com a Escola, A  CET-RIO  trouxe uma peça teatral chamada : 
 A  CAMINHO DA ESCOLA . 

Nessa peça a mãe resolve deixar seu filho ir para  à  escola sozinho porém faz  uma serie de objeções por conta dos perigos do trânsito . 
Os alunos participaram da peça e  puderam observar a real importância prestar atenção no trânsito  e  ser  obediente a sua  mãe . Essa conscientização e  conhecimentos  sobre o  trânsito nas séries iniciais 
faz  com que o aluno preste  mais atenção  . E  a  Escola Rainha Fabiola está fazendo  a  sua  parte  para  que tenhamos cidadãos  mais conscientes . 





DIA INTERNACIONAL DO BRINCAR 28 MAI 2013


DIA INTERNACIONAL  DO  BRINCAR   MAI 2013

Vamos primeiro contar um pouco qual é a origem do Dia Internacional do Brincar - A idéia 

de comemorar este dia vem da Europa onde se estipulou o último final de semana do mês

 de maio para tal. Nós, da Aliança pela Infância que apoiamos, incentivamos e divulgamos 

a importância do brincar, acreditamos que brincar tem que acontecer todos os dias da 

vida das nossas crianças e das nossas.

O espírito deste dia apóia-se sobre os seguintes princípios: 

· A gratuidade – a participação nesta comemoração deve ser gratuita para todos

· O brincar para todos – este dia deve permitir juntar pessoas de idades e culturas 


diferentes.

· O brincar sob todas as formas – este dia irá promover o brincar sob todas suas formas: 


brinquedos, jogos de tabuleiro, jogos ao ar livre, tradicionais, jogos de vídeo e 

incentivará qualquer outra iniciativa relativa ao brincar (exposições, palestras, 

debates...).

· Brincar em toda parte – por ocasião deste dia é importante favorecer a prática do 


brincar em espaços públicos e privados, instituições, escolas, na rua e na família.

· Reconhecer o brincar como:

· atividade essencial para a expressão e o desenvolvimento da criança; 

· instrumento de aprendizagem, de transmissão dos saberes e de educação para todos; 

· expressão cultural promovendo encontros interculturais e intergeracionais; 

· criador de vínculos sociais e de comunicação; 

· ocupação de lazer e fonte de prazer.

E muito mais podemos dizer do brincar, tanto que temos livros, artigos, teóricos e 


brincantes que, felizmente, povoam nosso planeta, nosso país, nossas cidades. 



A  nossa  escola  reconhece  a importância do brincar na vida das crianças ... Por nada melhor que proporcionar esse  DIA  DO  BRINCAR  a  eles .



POSSE DO GRÊMIO ESTUDANTIL 28 MAI 2013

GRÊMIO  ESTUDANTIL, UM PERSONAGEM IMPORTANTE NA ESCOLA 

“O grêmio é um colegiado fundamental para uma escola cidadã, porque permite o protagonismo juvenil e o primeiro exercício de cidadania na sociedade,  além disso, o Grêmio é um órgão reconhecido de apoio à Direção Escolar” . 

Entre as atribuições de um grêmio estudantil estão:

- Fomentar a integração e o envolvimento dos alunos com o corpo docente e com os funcionários;

- Desenvolver o espírito de solidariedade e cooperação entre os estudantes e a escola;

- Permitir que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto no ambiente escolar como na comunidade;

- Contribuir na construção da comunidade escolar;

- Estimular a participação e o engajamento de todos os alunos nas atividades e projetos na escola.
Os alunos que participam de organizações como o grêmio estudantil são estimulados a promover a interação entre eles, com toda a escola, família e comunidade. Os estudantes desenvolvem o espírito do protagonismo juvenil e  perfis de liderança no ambiente escolar.




Todos os alunos votaram, inclusive os alunos da Educação Infantil , estão exercendo o seu direito de opinião . É  assim que ensinamos que o voto é importante e  faz  toda  diferença . 
Mães representantes e do CEC  também participaram da Posse . 


DIA DAS MÃES - 10 MAI 2013

DIA DAS MÃES
Uma homenagem às verdadeiras mães, às mães emprestadas, às avomães , às tiamães ... Aquelas  que  estão desempenhando esse papel tão importante na vida das crianças !! 


Como posso fazer um só dia especial para você. 
Se todos os dias tu és especial para mim. 
Como posso lhe agradar. Se todos os agrados você ja conhece,
você ja me agradou. 
Como posso lhe surpreender. Se me conhece totalmente 
e me ama eternamente. 
Como posso lhe ajudar. Se sou eu que quem você sempre ajuda. 
Como posso ser independente. 
Se preciso e quero sempre você do meu lado. Mãe. Se ficar sem você,
eu não vou viver. 
Você faz parte da minha historia. És minha vida, és minha guia. 
Você é uma parte de mim. 
Uma parte que não dar pra viver sem. 
Você é tudo que eu preciso pra ser feliz.








sábado, 17 de agosto de 2013

HINO DA ESCOLA 19 FEV 2013

HINO DA  ESCOLA  MUNICIPAL  RAINHA  FABIOLA

LETRA : MARIA AMÉLIA OLIVEIRA

VEIO  DO CÉU  UMA  LUZ
SOBRE  ALGUÉM  ESPECIAL
QUE  TEVE  A  IDEIA  BRILHANTE
DE  CRIAR  UMA  ESCOLA  GENIAL

AQUI  RECEBEMOS  CARINHO
SABER  E ORIENTAÇÃO
PARA  MAIS  TARDE  COM  CERTEZA
SERMOS  ORGULHO  DESTA  NAÇÃO

ELA  REINA  EM  NOSSOS  CORAÇÕES
MOSTRA-NOS  O  CAMINHO  A  SEGUIR 
POIS  É  RAINHA  D E TODOS 
QUE  JÁ  PASSARAM  OU  ESTÃO  POR  AQUI

CANTEMOS  ORGULHOSOS
QUE  MAIOR  RIQUEZA  NÃO  HÁ
AQUILO  QUE  AQUI  RECEBEMOS 
EM  NOSSAS  VIDAS  FICARÁ




Lindo Hino !!