terça-feira, 2 de outubro de 2012

TARSILA E SUAS CORES BRASILEIRAS


    A professora Elba de Artes Plásticas iniciou os estudos da obra de Tarsila com os alunos assistindo a vídeos que abordavam o tema Modernismo na semana de 1922, com amostras de imagens de artistas que aderiram ao movimento. No mesmo dia, assistiram outro vídeo que era focado na obra de Tarsila modernista, com suas formas simplificadas, geométricas e suas cores vibrantes. Dentro disso estudaram algumas inspirações indígenas e interioranas que modificaram o trabalho de Tarsila, chegando às suas obras mais importantes, como Abaporu – Homem que come (língua tupi-guarani), e outras obras como A Lua e Antropofagia, as quais foram trabalhadas pelos alunos na fase final.

     A culminância dos estudos foi a utilização das cores caipiras e intensas, cores as quais foram escolhidas minuciosamente pela artista em suas viagens e visitas às paisagens brasileiras, preservando-se o traço da artista.

     O trabalho foi realizado com todas as turmas da escola, do 1° ano ao 5° ano e o mural foi composto de uma pequena amostra de cada turma, sendo selecionados os trabalhos com cores mais vibrantes e totalmente finalizados.


Esse trabalho de 3 semanas está exposto para que todos possam conhecer um pouquinho da arte brasileira!


quinta-feira, 27 de setembro de 2012

A PRIMAVERA CHEGOU !

     Com a chegada da primavera a professora Monica Valéria, que já vinha trabalhando o livro A Arca de Noé de Vinicius de Moraes, inspirou suas turmas (1303 e 1304) com o poema AS BORBOLETAS e todos fizeram uma atividade plástica bem legal que está exposta no corredor da escola perto do refeitório e na Sala 6.
     Parabéns Profª Mônica!
     Parabéns crianças !
     Está tudo muito lindo !


AS BORBOLETAS
(Vinicius de Moraes)

BRANCAS, AZUIS,
AMARELAS E PRETAS.
BRINCAM NA LUZ
AS BELAS BORBOLETAS.

BORBOLETAS BRANCAS,
SÃO ALEGRES E FRANCAS.

BORBOLETAS AZUIS,
GOSTAM MUITO DE LUZ.

AS AMARELINHAS,
SÃO TÃO BONITINHAS!

E AS PRETAS ENTÃO...
OH! QUE ESCURIDÃO!

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

A CONTADORA FEZ TODOS MERGULHAREM NO MAR DA IMAGINAÇÃO
     No dia 21 de setembro as crianças da nossa escola tiveram uma surpresa bem legal! 
     A professora Regina Coeli da Sala de Leitura e o Bairro Educador convidaram a Contadora de História THAIANE LEAL que deu um 
verdadeiro show pra gente.
TODOS PRESTARAM MUITA ATENÇÃO
     Ela nos contou a história O ANEL inspirada na música da Bia Bedran. 


    As crianças curtiram muito e as professoras também.
     Esperamos que ela possa voltar outras vezes com novas histórias!
     Agradecemos o carinho com a nossa escola.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

EXPOSIÇÃO DO FOLCLORE

     A turma 1502 "arrebentou" com um trabalho maravilhoso orquestrado pela Profª Renata.
     Desde o mês de agosto pudemos ver a mobilização do 5º ano, preparando, pesquisando e elaborando atividades para expor para toda a escola.
     A Profª Renata dividiu a turma em cinco grupos e cada um ficou responsável por uma região brasileira. Os alunos pesquisaram costumes, lendas, provérbios, cultura e alimentação e o resultado vocês podem ver nas fotos que seguem que foram tiradas na FEIRA DAS REGIÕES realizada nos dias 18 e 19 de setembro.
     Valeu 1502! O trabalho estava lindo... ficou o gostinho de quero mais.
REGIÃO NORDESTE

REGIÃO SUDESTE

REGIÃO CENTRO-OESTE

REGIÃO NORTE

REGIÃO SUL
      Ah... já ia esquecendo! A exposição foi muito chique e teve até data show passando filme sobre o folclore brasileiro.
     A criançada amou e agradece pela oportunidade de ver de perto tantas riquezas desse nosso país tão lindo.
     Parabéns Profª Renata pela iniciativa e dedicação e parabéns aos responsáveis que apoiaram o trabalho colaborando de uma forma ou de outra.
   

     Agora vejam só a bagunça que a 1502 aprontou depois do sucesso da atividade...
    
     Essa turminha vai deixar saudade, não é mesmo Profª Renata?   

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

CONCURSO: SER BRASILEIRO É...

          Na semana da Pátria a Profª Regina Coeli, da Sala de Leitura, organizou um concurso para alunos, professores e funcionários, onde os concorrentes deveriam escrever um texto (poderia ser uma poesia, uma frase... o que quisesse) falando do que é ser um brasileiro de verdade.
          Foi difícil para o julgamento, pois os textos estavam muito bem escritos e obedecendo a proposta do concurso.
          Abaixo vocês poderão ver os vencedores e seus textos.

CONCURSO: SER BRASILEIRO É ...
CATEGORIA ALUNO

Laís - 1201 - Profª Renata




3º LUGAR = Laís (1201)

Ser brasileiro é dividir as coisas.
Ser brasileiro é amar as pessoas.
Ser brasileiro é compartilhar com as pessoas.
Ser brasileiro é estudar para melhorar o país


Marília - 1401 - Profª Vera Lígia
          2º LUGAR = Marília (1401)

Sei que somos brasileiros e não americanos porque gostamos de feijoada e não de hambúrguer, porque vivemos no Rio de Janeiro e não em Nova York, falamos português e não inglês, porque pensamos antes de votar.
       Ser brasileiro não é só torcer por ele, não é só jogar futebol... ser brasileiro é acreditar que o Brasil é um bom país, acreditar que ele ainda pode melhorar. O Brasil não é só um time, ele é o país em que todos nós moramos.


Douglas - 1501 - Profª Valéria
1º LUGAR = Douglas (1501)
       Ser brasileiro não é só nascer no Brasil, não é só torcer para seleção, não é cantar o Hino Nacional por obrigação e sim por vontade própria.
       Ser brasileiro é olhar pra frente e ver que você pode mais e mais a cada dia de sua vida, é deixar o preconceito de lado e respeitar todos, é ter orgulho de seu país e nunca desistir e sempre seguir em frente, é investir no que realmente é preciso e olhar pro céu e ver o quanto você já fez até agora, é amar a quem lhe dá valor e que lhe respeite.
       Ser brasileiro é o que eu sou!


CATEGORIA PROFESSOR E FUNCIONÁRIO:

          Nessa categoria não houve vencedores.

Profª Lourdes Salles
Ser brasileiro é ser povo, é ser gente... Gente viva, gente alegre, sorridente...

Ser brasileiro é ser ligeiro, faceiro, guerreiro, “maneiro”...

Brasileiro é gente que enlaça, abraça, tem raça e como diz a música “NÃO TEM MEDO DE PIRRAÇA E NÃO SE ENTREGA NÃO!”.

Brasileiro  sou eu, você, somos nós dia a dia nessa luta, na labuta... vivendo intensamente o privilégio de ser BRASILEIRO DE CORAÇÃO!

Profª Lourdes Salles



Profª Rosilma
Ser brasileiro é agradecer a Deus pela natureza imensa deste país. Pelas praias lindas, pelo volume de águas de Foz do Iguaçu, pela Amazônia linda com suas espécies raras mesmo em extinção, pela ausência de terremotos e outras catástrofes que assolam outros países.
       Ser brasileiro é acreditar que tudo vai mudar apesar dos descasos das autoridades. É sonhar com o melhor mesmo que as circunstâncias digam não.
       É sermos lutadores anônimos, milhões, que acordamos cedo todos os dias em busca do pão, em busca de novas chances, novas perspectivas...
       Ser brasileiro é acreditar na juventude que, mesmo com poucas ofertas de qualidade, ainda são a esperança de um futuro melhor; são os profissionais de amanhã.
       Ser brasileiro é insistir, persistir e continuar lutando para alcançar os nossos ideais e para que os nossos sonhos se realizem apesar das barreiras que surgem, apesar do desânimo, dos espinhos no caminho, das frustrações, apesar de tudo...
       Ser brasileiro é ser vencedor!
Profª Rosilma


PARABÉNS AOS VENCEDORES E DEMAIS PARTICIPANTES!!!
AGUARDEM, POIS OUTROS CONCURSOS ACONTECERÃO!

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

PARABÉNS

         

           Parabéns para toda comunidade escolar!!!! É com muito orgulho que informamos que nossa escola atingiu a meta do IDEB proposta para o ano de 2011.
          Essa conquista é mérito de toda a comunidade escolar.
         Valeu professores, alunos, funcionários e responsáveis que se empenharam para melhorar a aprendizagem em nossa escola. 
         Cada um fez a sua parte!
         Vamos continuar trabalhando para continuar crescendo!
         Muito obrigada!

terça-feira, 14 de agosto de 2012

SOLETRANDO

     Na semana da alfabetização o 2º ano também promoveu atividades bem legais, dentre elas o...

              S O L E T R A N D O  2012

     A disputa foi acirrada porque a galera se dedicou muito e foi difícil para os competidores.
     Mas enfim, aqui estão os grandes campeões:
1201 - Patrick - Rodrigo - Erick

1202 - Ana Cristina - Ellen Gomes - Mateus Pinto
     Parabéns aos vencedores do SOLETRANDO 2012 !

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

SEMANA DA ALFABETIZAÇÃO

          Na Semana da Alfabetização toda a escola trabalhou duro. Promovemos atividades incentivando a leitura e promovendo a escrita de forma lúdica. Brincamos, pintamos, lemos, escrevemos, brincamos...         Nossa como foi legal!
          A Profª Regina Coeli da Sala de Leitura montou um teatro improvisado, ela ia contando a história da Dona Baratinha enquanto os alunos iam encenando. Foi muito divertido e as crianças registraram tudo, cada turma a seu modo, ao término da atividade.
          Nas fotos vocês podem ver um pouquinho da nossa atividade.
Foi o teatro mais empolgado.

Todo artista gosta de posar pra foto.

Alguém quer um autógrafo?

A turminha da Educação Infantil fez lindos desenhos para registrar o momento.
            A Profª Regina Coeli prometeu que vai fazer teatro de novo porque ela descobriu que na nossa escola existem vários talentos escondidos por trás do uniforme.
          
          E quem quiser ver a historinha da Dona Baratinha completa, basta dar um play e se divertir.

1ª PARTE

2ª PARTE

         

sábado, 21 de julho de 2012

NOSSA FESTA JUNINA

          Após termos aprendido, durante todo o primeiro semestre de 2012, como preservar o meio ambiente, nossa festa junina não poderia ser diferente.
          Fizemos um arraial sustentável!!! Utilizamos revistas velhas na confecção das bandeirinhas, com pratos de papelão usados criamos caipiras lindos, com garrafas PETs fizemos os enfeites para as mesas transformando-os em espigas de milho e ainda usamos vários outros materiais reaproveitados na ornamentação da nossa festança.
          Mostramos que aprendemos muito bem a utilização dos TRÊS Rs:
R de reduzir - reduzimos os gastos e poupamos a natureza, pois não precisamos comprar papéis para enfeitar nossa escola com bandeirinhas e correntes coloridas;
R de reaproveitar - reaproveitamos vários materiais que iriam para o lixo, com isso o consumo foi menor e o meio ambiente agradeceu.
R de reciclar - após a festa os resíduos foram descartados nos latões da coleta seletiva, para posteriormente serem levados pela COMLURB para serem reciclados.
         Esperamos que os adultos possam ter aprendido com os alunos da nossa escola, que estão de parabéns pela linda festa e pela demonstração da lição aprendida.
Os enfeites das mesas e os pratos caipiras foram confeccionados pela turma 1502. 

Todos colocaram a mão na massa para que nossa festa fosse perfeita.

Então, era hora de se arrumar à caráter e ficar linda para a festa.

Todos queriam posar ao lado das "celebridades" da festa.

As danças foram animadíssimas....

E a criançada botou pra quebrar...

Não houve quem ficasse parado e todos rebolaram o esqueleto...

Os vencedores da festa. Parabéns a todos!

segunda-feira, 2 de julho de 2012

FESTA JUNINA

Nossa Festa Junina está chegando!
Será dia 13/07 às 10:30
Teremos muita dança e comidas típicas.
Já estamos nos preparando para fazermos uma festa inesquecível.





sábado, 30 de junho de 2012

PROJETO HORTA

Já iniciamos o Projeto Horta com o Prof Marcos do Polo de Educação para o Trabalho Thomé de Souza.
A galerinha já colocou a mão na massa, ou melhor na terra e iniciou o trabalho.
É isso aí criançada ! 







sexta-feira, 29 de junho de 2012

RIO DE JANEIRO RESPIRANDO ECOLOGIA

     Com a chegada da Rio+20 toda a escola se conscientizou que já estava passando da hora de tomar uma atitude ecologicamente correta.
     Aprendemos a empregar os três Rs - 
REDUZIR - REUTILIZAR - RECICLAR
     Nos transformamos em pequenos soldadinhos na " guerra" a favor do meio ambiente ensinando a maneira correta de agir e viver sem poluir, sujar ou agredir o lugar onde vivemos.
     Se cada um fizer a sua parte ...
     Esperamos viver em um mundo melhor com nossas pequenas atitudes.